Tudo sobre o gato Maine Coon

Este artigo é da autoria da nossa veterinária especialista em Gatos – a Dra Baltz – por favor envie as suas questões aqui.

 

Neste artigo vou apresentar os gatos Maine Coon, os gatos muitas vezes conhecidos como “os Gigantes Gentis”. Uma raça afetuosa e brincalhona.

 

A raça de gatos domésticos Maine Coon desenvolveu-se através do fluxo natural da evolução natural, fazendo com que seja uma raça que se adapta a praticamente qualquer ambiente. E todas essas características têm um propósito ou função. Os gatos do Maine Coon são descendentes de gatos resistentes e funcionais, habituados a invernos rigorosos e as estações bem definidas das regiões da América do Norte.

O Maine Coon de hoje é conhecido pela aparência robusta, pelagem composta de três comprimentos distintos e uma cauda longa e bem farta. Cauda essa que eles carregam com muito orgulho e usam para proteção e para conservar o calor corporal.

As patas grandes e avolumadas permitem-lhes caminhar com graça sobre a neve apesar do tamanho e peso. Além da beleza, os Maine Coons são também famosos pela inteligência e comportamento dócil.

Embora o seu tamanho possa parecer intimidador, eles são conhecidos por serem particularmente afeiçoados a crianças e pelo bom relacionamento com outros animais de estimação.

Disponíveis em aproximadamente 75 combinações de cores diferentes, existe um Maine Coon para qualquer tipo de gosto. Embora seja impossível prever a longevidade, com os cuidados adequados e nutrição, o seu gatinho Maine Coon deve dar-lhe muitos anos de amor companheirismo.

Quer conhecer mais sobre essa raça fascinante?

 

A personalidade do Maine Coon

Se existe algo que diferencia completamente o Maine Coon de qualquer outro gato é a sua personalidade completamente social, cativante e familiar. Os gatos da raça Maine Coon são para aquelas pessoas que buscam um animal de estimação carinhoso. Sendo uma das maiores raças de gatos, o Maine Coon também tornam a sua presença conhecida da maneira mais encantadora possível.

Não há do que se reclamar em ralação a este gato extremamente simpático. Se no passado eles estiveram quase à beira da extinção, hoje eles estão entre as raças de gatos domésticos mais populares, e com uma boa razão.

Parte da popularidade do Maine Coon é dada pela sua aparência incomparável – mas o resto é devido à sua personalidade envolvente. Pode ser amor à primeira vista por esta raça, mas vai acabar apaixonado pelo seu caráter.

 

Como se relacionam

Os gatos Maine Coon são completamente devotos à sua família humana, embora possam parecer cautelosos (o que não significa que sejam tímidos) com estranhos. A natureza generosa do Maine Coon faz com que eles relacionem muito bem com crianças, outros gatos (incluindo os do mesmo sexo) e até mesmo com cães. Claro que não é uma boa ideia deixar um filhote sozinho com um cachorro até saber se eles já são mesmo amigos. Mesmo um cão bem intencionado pode ser um pouco desastrado e acabar por ferir o seu gatinho.

O gato Maine Coon é leal e amigável, mas não chega a ser super carente e pegajoso. São ideais para aquelas pessoas que gostam de passar de se divertir e brinca com o seu gatinho. Esta é uma raça que demora a amadurecer – mesmo os adolescentes, às vezes continuam a comportar-se como filhotes. No entanto, provavelmente devido à sua herança genética, o Maine Coon sabe quando é hora de brincar e quando é hora de se comportar. Não chegam a ser preguiçosos, mas não gastam energia sem motivos. A maioria dos gatos Maine Coon adora uma boa brincadeira no início da manhã, por exemplo, e talvez novamente à noite. O resto do tempo eles ficam a relaxar, como qualquer gato.

 

Viver com um gato Maine Coon

A sociabilidade do Maine Coon estende-se até os hábitos alimentares. Muitos parecem não gostar de refeições solitárias e apenas comem quando outros gatos ou seus donos também estão sentados a comer. Lembre-se, este gato costuma ser maior do que outras raças de gato, portanto, eles também comem mais.

Se você tem um cão muito pequeno, esteja preparado para aceitar o fato de que seu Maine Coon poder crescer três ou quatro vezes mais que o seu cachorro. Embora seu Maine Coon provavelmente vá deixar claro para o cachorro quem manda, ele o não vai trazer problemas. Gatos dessa raça raramente apresentam problemas comportamentais.

 

Vícios e Virtudes

Os gatos Maine Coon também são fortes, principalmente os machos. Os brinquedos são uma necessidade absoluta para esta raça – a sua inteligência exige constante estimulação ativa.

Os gatos Maine Coon não são tão barulhentos como os siameses, mas não são tão quietinhos. Assim, pode-se dizer que eles têm uma forma diferente do “miau” tradicional, como um vocabulário único, consistindo de assobios e ronronos delicados.

Em termos de mentalidade, o gato Maine Coon pode ser comparado a uma criança de três anos: curioso, teimoso, encantador e imprudente. Embora geralmente seja bem comportado, um Maine Coon pode fazer uma certa desarrumação na sua casa caso esteja mal humorado. Pode acontecer que um gato comum quebre algo caro da sua decoração. Porém o tamanho do Maine Coon faz com que as probabilidades de isso acontecer sejam maiores. Isso não quer dizer que os gatos Maine Coon sejam problemáticos. Pelo menos não mais do que outros gatos.

Pela positiva, Maine Coons é considerado um dos mais inteligentes e mais facilmente adestráveis de todos os gatos.

 

Macho ou fêmea?

A maioria das pessoas concorda que dos dois sexos, os machos são mais brincalhões. As fêmeas são mais gentis e afetuosas e ligadas à família, enquanto os machos tendem a escolher um membro favorito. Os Maine Coons gostam de participar em atividades familiares. E curiosamente eles adoram as atividades que envolvem água, como jardinagem, banho, e lavar a louça. Eles não irão ajudar em nenhuma dessas tarefas, é claro, mas adoram assistir.

 

Tem um rato em casa?

O gato Maine Coon também é justamente famoso pelas suas capacidades de caçar ratos! O talento para caça é devido não somente a sua rapidez (surpreendente para um gato desse tamanho), mas também ao tamanho de suas patas.

Hoje, é claro, nós admiramos os nossos Maine Coons por mais do que sua capacidade de caça. Sua inteligência, carinho, charme, independência, beleza e tamanho tornam esses magníficos gatos verdadeiramente únicos.

 

Gostou desse artigo? Partilhe nas rede sociais! Deixe um comentário!

 

 

 

About the Author

Dra Correa, uma apaixonada por animais, é veterinária especializada em gatos.