Quais os melhores acessórios para gatos?

Quais os principais acessórios que o seu gatinho precisa e que cuidados são necessários para escolher um?

 

Todos nós adoramos dar pequenos presentes aos nossos amigos felinos, isso é um fato! No entanto, é essencial ter certeza de que estamos a adquiris o produto certo. Os pet shops estão repletos com acessórios para gatos em todas as cores, formatos e tamanhos, mas nem todos os produtos que possuem a mesma finalidade são iguais.

Alguns brinquedos ou até mesmo coleiras, embora muito atraentes, não são seguros para o seu gato e devem ser evitados. Abaixo, vamos explicar como escolher os melhores acessórios para o seu bichinho.

 

 

Tigela de água e comida

 

Primeiramente, não são indicadas as tigelas duplas. Na natureza, os gatos raramente optam por beber água perto do lugar onde caçam. Então, seu gato deve ter tigelas separadas, colocadas em locais diferentes, para beber e para comer.

 

O tamanho das tigelas deve ser maior do que a largura dos bigodes do gato, pois muitos deles não se sentem confortáveis quando seus bigodes tocam as bordas das tigelas na hora das refeições. No entanto, elas não devem ser muito maiores que isso.

 

A profundidade das tigelas necessárias varia de acordo com as necessidades individuais, mas deve ser confortável para o gato comer ou beber sem que eles precisem enfiar muito fundo a cabeça.

 

Você também pode considerar comprar uma fonte de água. Na natureza, os gatos preferem beber de água corrente, e é por isso que os gatos domésticos gostam de beber da torneira e / ou vaso sanitário.

 

Coleiras

Coleiras são aqueles acessórios em que podemos por plaquinhas com a identificação do seu gato. Essas plaquinhas geralmente têm o nome, endereço e número de telefone do bichinho. Há também plaquinhas adicionais que podem ser usadas para informar que seu gato foi microchipado ou que recebeu as vacinas contra raiva, por exemplo. Mesmo que seu gato seja microchipado, ou seja, possua um chip em sua orelha contendo a informação de contatos, uma coleira permite que as outras pessoas tenham acesso mais facilmente às informações do gatinho.

 

Você pode encontrar esse tipo de acessório em varias cores e modelos. Alguns inclusive possuem propriedades de segurança como coleiras reflexivas fazendo com que o gato seja visto mais facilmente a noite ou no escuro, evitando acidentes. Ao comprar uma coleira é importante procurar uma que se ajuste ao seu gato, que não fique muito folgada a ponto dele escapar, e que não seja muito apertada para não incomoda-lo.

 

Brinquedos

 

(Para mais informação consultar este artigo)

Os brinquedos são acessórios super importantes que ajudam a manter o seu gato ativo e saudável. Eles amam perseguir um ratinho de controle remoto, ficar rolando bolinhas por aí, atacar aquelas caudas que se movem sozinhas, etc. No entanto, alguns brinquedos podem ser perigosos para os nossos pets. Ao comprar um brinquedo para o seu gato, verifique se há pequenas peças que possam se soltar ao longo do tempo e serem engolidas. Remova essas partes antes de deixar brinquedo com o gatinho.

 

Embora exista uma extensa variedade de brinquedos disponível no mercado. É importante observar essas características antes de adquiri-los.

A durabilidade também é outro fator chave ao escolher um brinquedo. Não é péssimo quando você compra um presente e seu gato o destrói em alguns dias? É essencial que os brinquedos sejam seguros, mas também que possam aguentar a carga de energia do seu gato.

 

 

Peitorais

 

Os peitorais são usados para levar seu gato para passear com segurança juntamente com a coleira. Esses acessórios permitem que controle seu gatinho sem o risco de acidentes como o sufocamento, caso ele esteja preso pelo pescoço.

 

Ao escolher o peitoral, é importante ter em mente o tipo, uma vez que eles podem ser encontrados em três formatos, como a figura de um oito, no estilo H, e no estilo V. Em relação ao tamanho, evite peitorais que sejam muito grandes ou muito pequenos para o seu gato. A largura das tiras também é importante para o conforto, assim como o material em que é confeccionado, sendo os de nylon ou algodão as melhores opções.

 

Se planeia adquirir um peitoral para levar seu gato para passear ou viajar, é preciso advertir que pode levar um certo tempo até que o animal se adapte.

 

 

Camas

 

Ao procurar uma cama para o seu gato, dê preferencia um tecido macio para manter confortável o seu amigo felino, e que seja um lugar que o fará aquecido nas noites mais frias. Inclusive, já existem no mercado alguns modelos de cama com aquecimento. Nas noites mais frescas, como no verão, o ideal é que você mude a caminha de lugar para um ambiente mais ventilado. Recomenda-se que você opte por uma cama de fácil lavagem e durável, e que seja grande o suficiente para acomodar confortavelmente todo o corpo do gatinho.

 

Arranhadores

 

Os gatos arranham, e esse é um comportamento natural e saudável para eles. Para garantir que seus móveis se preservem bonitos por mais tempo, esses acessórios para arranhar são essenciais.

 

Os arranhadores, geralmente são feitos de material durável como corda de sisal ou pele de cordeiro sintética. São comes em vários modelos e tamanhos diferentes.

 

Incentivar o seu gato enquanto filhote a usar acessórios como os arranhadores, é a melhor maneira de adestra-los e fazer com que mantenham esse hábito até a fase adulta. No entanto, se você adotou ou acolheu em sua casa um gato já adulto, possivelmente você terá que apresentar os arranhadores para ele usando catnip, também conhecido como erva de gatos.

 

 

 

Transportadores

 

Os transportadores são um dos acessórios mais importantes e necessários. São usados para levar seus gatos às suas merecidas consultas veterinárias ou para viajar em longas distâncias. Ao comprar um transportador, é importante comprar um que seja o tamanho certo para o animal. O gato deve ser capaz de se levantar e se sentir confortável naquele espaço. Quando se trata desse acessório, maior é sempre melhor. Também é importante que haja várias aberturas onde seu gato pode facilmente desfrutar de ar fresco uma vez que esteja lá dentro.

 

Certifique-se de que o transportador seja resistente e durável. Prefira os transportadores mais rígidos e com bastante ventilação. Existem no mercado os transportadores mais maleáveis, no entanto, estes são mais adequados para cães do que para gatos. Para tornar o transportador de plástico rígido um pouco mais confortável, aconselha-se por um cobertor macio no fundo da caixa.

 

O transportador que você compra para o seu gatinho enquanto filhote, provavelmente não será grande o suficiente para ele quando se tornar adulto. Lembre-se de limpar o seu transportador depois de cada uso. Seu gato também gosta que seus acessórios estejam sempre limpinhos.

 

About the Author