Quais os melhores brinquedos para gatos?

Saiba como escolher de acordo com a necessidade do seu gato

 

Os gatos domésticos costumam passar longas horas trancados em casa enquanto estamos fora. Mas só porque seu gato vive em um ambiente fechado, não significa que sua vida precise ser tediosa. Os gatos são mais inteligentes do que você imagina, e alguns podem apresentar problemas comportamentais caso não recebam estímulos mentais e físicos suficientes. Essa estimulação é necessária não apenas para combater o tédio, mas também ajuda a diminuir o estresse e melhorar a qualidade de vida dos seus gatinhos.

A maioria dos gatos adora brincar, independentemente da idade. Os jogos e brinquedos estimula seu crescimento intelectual e desenvolve coordenação e equilíbrio físico. Isso também os ajuda na socialização com outros gatos e com os humanos.

Brinquedos ajudam os gatinhos a aprender as habilidades de sobrevivência básicas e também são uma boa forma de fazer com que eles se exercitem e se mantenham em forma. Brinquedos ajudam a aliviar o tédio, a obesidade (o maior dos problema para os gatos domésticos), a solidão e os problemas relacionados ao estresse.

Conforme os gatos vão amadurecendo, o interesse pelos brinquedos pode diminuir, mas não a sua real necessidade. Felizmente, mesmo os mais sedentários de gatos gostam de brincar se forem devidamente estimulados. Além de incentivar a atividade mental e física do seu animal de estimação, você terá certeza de que ele estará se divertindo.

 

 

A importância da Hora de Brincar

Se observar o que os gatos fazem na natureza, torna-se óbvio por que eles precisam brincar. Gatos domésticos podem dormir até 16 horas por dia e quando estão acordados, eles precisam da atividade física que os jogos e brinquedos proporcionam.

Na natureza, quando eles não estão dormindo, leões, tigres e outros gatos selvagens estão perseguindo e caçando suas presas ou ensinando seus jovens a fazê-lo. Alguns benefícios dos brinquedos incluem:

 

Exercícios

O exercício físico é vital para manter seu gato saudável. Brincar com o seu gato e deixar ele brincar com os outros é a maneira perfeita para estimular seu gato físico e mentalmente.

 

Alívio da ansiedade

Ansiedade e stress são tão prejudiciais para os gatos quanto para nós, humanos. Os gatos sob stress são mais propensos a desenvolver problemas comportamentais, como agressividade, marcação de urina ou distúrbios obsessivos compulsivos.

 

Alívio do tédio

Especialmente os gatos sendo naturalmente curiosos, são mais propensos a ficar deprimidos e letárgicos. Os gatos precisam de algum tipo de desafio todos os dias. Observe um gato tentando agarrar uma bola que gira ao redor de forma aleatória em um círculo. Ele está se concentrando tanto que um simples movimento de seu pé pode fazer com que ele se assuste e saia em disparada.

 

Sentir-se bem

Brincar é por definição algo que os fazem para se divertir. E seu gato merece sentir-se bem, não é?

 

Relacionamento com outros gatos e animais da casa

Os gatos perseguem outros gatos, os gatos atraem cães para persegui-los e em nalgumas famílias quem persegue os cães são eles! Esse tipo de comportamento proporciona vínculos muito necessários. Brincar com o seu gato aumenta o vínculo afetivo entre vocês dois.

 

 

Como estimular o interesse do seu gato pelos brinquedos?

 

Os gatos respondem melhor aos objetos que fazem o seguinte:

  • Tenham movimentos bruscos e irregulares. Como por exemplo, camundongos correndo pelo chão começando e parando de repente.
  • Parecem fáceis de pegar. Os gatos são oportunistas e podem ser muito preguiçosos às vezes. Alguns, no entanto, não podem resistir a um objeto que está ao alcance das patas.
  • Estão a afastar. Os objetos que parecem estar “a fugir” podem ser muito atraentes. Lembra-se do laser?
  • Estão “escondendo” dentro de furos ou embaixo de outros objetos. Isso deve fazer com que os gatos se lembrem dos ratos, ratos ou outras capturas potenciais.

 

 

Os brinquedos para gatos domésticos geralmente são classificados entre dois grupos: Os interativos, que estimulam a mente, e os de exercício físico.

 

Brinquedos interativos

As brincadeiras interativas, provavelmente compõe a maior variedade de brinquedos para gatos. Na verdade para essa atividade você vai precisar apenas de duas coisas: um gato e o dono do gato. Pode ser super simples, como jogar pique esconde. Na maioria das vezes, no entanto, o as brincadeiras interativas consistirão em usar um brinquedo com o qual o gato não pode jogar sozinho; uma varinha com um fio que você arrasta, ou um ponteiro laser que o seu gato persegue na sala, etc.

 

 

Brinquedos para exercício

Os brinquedos que estimulam o exercício físico fazem com que o seu gato libere a energia acumulada durante o dia e também evitam comportamentos hiperativos durante a noite. Brinquedos como bolas com sinos dentro, ratos recheados, caixas de papelão, papel, bolsas, etc.

Dê um gato a uma bola de ping pong e ele vai deixar sua imaginação fingir que é um animalzinho vivo e que eles o estão perseguindo. É por isso que os ratinhos são uma escolha tão popular entre os donos de gatos; Os gatos adoram perseguir e apanhar presas, então até um rolo de brinquedo ou uma bola permite que eles satisfaçam seu desejo de caça.

 

 

Embora haja muitos brinquedos nos mercados, alguns podem ser perigosos para o seu gato. Às vezes a segurança e a saúde do seu gato dependem de uma pequena reflexão. Pergunte a si mesmo duas vezes: “Isso é seguro para o meu gato caso seja mordido? Existe a possibilidade disto ser engolido, etc.?” Caso você seja um marinheiro de primeira viagem, converse com amigos, familiares e seu veterinário local.

 

Sendo assim, certifique-se de que esses itens estão fora do alcance de seu gatinho, pois são perigosos para o bem estar deles. É melhor evita-los.

 

  • Elasticos de borracha, fios, cordas, etc. (qualquer coisa pequena e comprida que possa enrolar nos intestinos pode causar sérios problemas. Se o seu gato engolir algo assim, procure ajuda médica imediatamente).
  • Objetos pequenos que podem ser mastigados e engolidos
  • Olhos de plástico ou qualquer ornamento para decorar ratos e pássaros de brinquedo (tire-os antes de dar ao seu gato)

 

 

Agora que que saber como reduzir o stress e o tédio do seu gato, apresente-lhe brinquedos novos e divertidos. Você provavelmente ficará tão satisfeito quanto ele!

 

About the Author